I Encontro dos atingidos pela mineração em Canaã dos Carajás

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canaã dos Carajás e Associação de Agricultores de Canaã dos Carajás promovem o I Encontro dos atingidos pela mineração no município. O Evento será realizado no dia 11 de setembro de 2010, na Câmara Municipal, a partir das 9h.

Neste ano completaram seis anos que Vale exportou as primeiras toneladas de concentrado de Cobre do minério extraído da mina do sossego, neste município, Canaã dos Carajás.

Neste período observa-se o crescimento das cavas do Sequerinho e do Sossêgo, do aumento das serras de material estéril, do aumento de rejeitos tóxicos acumulados nas barragens, do aumento das áreas ocupadas por linhas de transmissão e dos transtornos causados para as populações.

Observa-se também o aumento de morte de animais, o número de casas rachadas pela trepidação causada pela detonação de dinamites, poluição das águas, ruídos, rebaixamento do lençol freático, isolamento de agricultores e das vilas.

Com o projeto Sossêgo, Níquel do Vermelho, 118, e agora o Cristalino e Serra sul, a Vale está se apropriando da maioria das áreas agricultáveis do município, e os agricultores estão sendo expulso de suas localidades.

O resultado de tudo isto é a queda da produção de alimentos, o inchaço da cidade, aumento da pobreza, da prostituição, da criminalidade, do tráfico de drogas, e por outro lado o lucro da Vale aumenta a cada ano.

Por tudo isto estamos promovendo este encontro para juntarmos todos que se sintam atingidos e que possam vir a ser atingidos pela mineração, para juntos lutarmos por melhores condições de vida, e por dignidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11.09.10

Manhã

09h – Abertura: STTR de Canaã dos Carajás

Mística

09h30min – Análise de conjuntura sobre a mineração no sudeste paraense CPT/CEPASP/MST

10h30min – Depoimento dos(as) atingidos(as) de Canaã.

11h30min – Depoimentos de atingidos(as) de outras localidades.

12h30min – Almoço

14h – Considerações a serem feitas por representantes do: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, IBAMA e Instituto Chico Mendes.

15h – Debate

16h  – Encaminhamentos.

O Encontro tem o apoio de CEPASP, CPT, MST, EMATER, FETAGRI, Copserviços, Campanha Justiça nos Trilhos e Movimento Debate e Ação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s