Comunicado do USW Relato da Comissão de Inquérito Industrial

Happy Valley-Goose Bay, Newfoundland, 11 de janeiro de 2011

O relatório da comissão industrial de inquérito sobre a disputa trabalhista de Voisey’s Bay é majoritariamente condenatório à gigante brasileira de mineração Vale.
Se a Vale não aceita as recomendações da comissão para resolver a greve de 17 meses, o governo de Newfoundland e de Labrador devem agir imediatamente no melhor interesse das famílias que trabalham a nossa província, diz o sindicato dos Metalúrgicos Unidos (USW).

“O relatório da comissão de inquérito é inequívoco nas suas conclusões”, diz o representante do USW Boyd Bussey. “O relatório confirma que a União fez esforços consideráveis para alcançar um acordo, mas esses esforços não foram retribuídos pela Vale.”

O relatório da comissão fala por si:

– “A abordagem (da Vale) pareceu enviar uma mensagem clara à União de que a Vale não viu o processo de investigação como algo importante e útil”;

– “A União fez um movimento significativo, não apenas formalmente soltando uma parte dos seus assuntos pendentes, mas também por aceitar a posição do empregador” em diversas questões;

– “(Vale) optou durante o processo do inquérito por não alterar a sua posição daquela que foi apresentada ao mediador e da União em 3 de outubro de 2010, apesar do fato de que a União fez um movimento significativo em seu favor”;

– “É óbvio para a Comissão que o empregador tem uma abordagem que não demonstra compromisso em qualquer base que possa ser aceitável para a União;”

– “… A resposta e reação (da Vale) foi de fato muito negativa. (Vale) sustenta que tem o desejo de chegar a um acordo coletivo, mas em suas ações e reações envia uma mensagem oposta “;

– “(A Vale) … aparentemente acredita que a um empregador possa ser permitido contornar o direito e a obrigação de um sindicato de negociar em nome dos seus membros … esse comportamento demonstra desrespeito pelo papel de um agente de negociação. Não é de surpreender que isso tenha contribuído para um contínuo fracasso nestas negociações. ”

“A arrogante rejeição da Vale do valor e da importância deste processo não pode ser tolerado pelo povo e pelo governo de Newfoundland e de Labrador,” diz Bussey.

“À comissão de inquérito foi dado um importante mandato pelo nosso governo e ela cumpriu este mandato com a recomendação de uma solução justa e razoável para acabar com essa disputa de 17 meses. O sindicato aceita o relatório da comissão”, diz ele.

“É inaceitável que a Vale tão arrogantemente ignore o processo de investigação e as suas recomendações, e prolongue essa disputa.

“Se a Vale continuar a rejeitar essa solução, o governo deve agir imediatamente para pôr fim à dor e ao sofrimento de tantas famílias que trabalham, as de First Nations e outras comunidades em nossa província”, disse Bussey.

O sindicato está recomendando que os trabalhadores em greve, os membros da USW Local 9508, apóiem o pacote de acordo proposto pela comissão de inquérito. Os sindicalistas vão votar a proposta nesta semana, com resultados esperados na quarta-feira.

Até este momento, a Vale rejeitou o acordo proposto.  Vale também rejeitou a recomendação da Comissão para uma solução, via terceiros, mesmo que a Comissão tendo concluído que “há um risco mínimo” para qualquer uma das partes em aceitar tal resolução.

 

“A Vale tem mostrado que não está interessada em fazer um compromisso”, disse Bussey.”Esta é uma corporação estrangeira que está habituada a manter um desequilíbrio de poder incrível sobre os seus trabalhadores e que está preparada para usar os fura-greves e abusar da sua enorme riqueza para conseguir o que quer.”

Para ver todo o relatório da comissão de inquérito, acesse:http://www.usw.ca/media/news/releases?id=0599

 

Contatos: Boyd Bussey, USW, 709-727-8632, bbussey@usw.ca; /
Wayne Fraser, USW District 6 Director, 416-243-8792, 416-577-4045

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s