Convocatória do II Encontro Internacional dos Atingidos Pela Vale

Nós, organizações e movimentos sociais e sindicais que compõe a articulação internacional dos atingidos pela Vale, convocamos e convidamos para o II Encontro Internacional das Comunidades, Populações, Trabalhadores e Trabalhadoras que são continuamente lesados pela abusiva e predatória política da referida empresa transnacional. O Encontro acontecerá na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil, entre os dias 25 a 28 de abril de 2001.

Em abril de 2010 aconteceu no Rio de Janeiro o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, que contou com a participação de organizações que relataram casos de trabalhadores e comunidades em conflito com a Vale em diversos estados do Brasil e também da Argentina, Canadá, Chile, Peru, Moçambique e Nova Caledônia. Este I Encontro foi um marco importante pela capacidade das organizações envolvidas em unir atores distintos em um mesmo objetivo: denunciar a política agressiva e predatória da Vale, socializar experiências de luta e estabelecer formas de cooperação. Na ocasião foi lançado publicamente o Dossiê de Impactos e Violações da Vale no mundo, que foi exatamente fruto dessa cooperação.

Uma conseqüência direta do I Encontro foi a composição da Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale, que passou a funcionar com coordenação composta de algumas organizações e com uma secretaria operativa com sede no Brasil. Os maiores esforços despendidos no segundo semestre de 2010 foram no sentido da consolidação dessa articulação e da execução de algumas tarefas comuns definidas no I Encontro, tais como a intervenção em duas assembléias de acionistas, o monitoramento coletivo das ações da Vale, o começo da elaboração de um relatório em contraposição a seu informe de sustentabilidade e a socialização ao máximo possível de nossas experiências de resistência contra as práticas abusivas da companhia.

Neste momento consideramos necessário refletirmos coletivamente sobre os rumos da articulação dos atingidos pela Vale, buscando debater e programar estratégias e ações em comum. É por esse motivo que está sendo proposto esse II Encontro Internacional.

Em comparação com o I Encontro Internacional, propomos que este seja um encontro menor em número de participantes. Esperamos que participem do encontro os representantes de comunidades, organizações e sindicatos que participaram do I Encontro e que vêm construindo, de alguma forma, esta articulação no último período.

Tal como no I Encontro, caberá a cada um dos participantes encontrar meios para arcar com as despesas decorrentes de sua participação, incumbindo à organizações brasileiras os esforços para reduzir ao máximo os custos quanto a hospedagem e alimentação no local quem se desenvolverão as atividades.

Nos despedimos com a certeza de que somente juntos em nível global poderemos pôr freios aos abusos praticados por essa grande empresa transnacional.

Globalizemos a luta!
Globalizemos a esperança!

Coordenação política da articulação dos atingidos pela Vale


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s