TRABALHADORES(AS) DEMONSTRAM TER FORÇAS DIANTE DA VALE (3)

A reunião aconteceu a partir das 17:00 às 20:30 horas, com a participação de dez representantes das familias em manifestação, uns dez da Vale, quatro do INCRA, um da Comissão Pastoral da Terra, um do CEPASP e um vereador de Ourilândia. Duas horas foram para tratar só o primeiro ponto da pauta, que era o mais polêmico.

A Pauta:

1. Remanejamento e indenização integral e imediata das famílias que ainda se encontram no PA Campos Altos, Vila Minerasul e algumas famílias do PA Tucumã;

2. Garantia de um fundo de uso coletivo para a Colônia Santa Rita para superação de suas perdas;

3. Construção de um Centro de Convivência(formação, cultura,
lazer e produção) na Colônia Santa Rita;

4. Conclusão imediata dos projetos sociais iniciado na Colônia Santa Rita.

Termo de Acordo:

Ponto 1. a) A realização dos trabalhos complementares para conclusão do diagnóstico socioeconômico no prazo de até o5 de dezembro de 2011, com o objetivo de subsidiar o INCRA na avaliação quanto a necessidade de ampliar a área a ser desafetada no PA Campos Altos e área a ser mapeada pelo grupo de trabalho no PA Tucumã e Vila Minerasul;

b) definir grupo de trabalho c representantes do INCRA, da CPT, da comunidade e consultoria especializada contratada pela Vale, para realizar os trabalhos de campo e apresentar relatório elaborado no local.

Ponto 2. O assunto permanece em discussão e será pautado durante o dagnóstico que será realizado para avaliar necessidade de ampliar área a ser desafetada.

Ponto 3. No caso de permanência das famílias da Colônia Santa Rita, a Vale manterá o compromisso de ampliação de um Núcleo avançado d apoio ao Produtor (NAAP), interligado à Estação conhecimento de OuriLândia do Norte.

Ponto 4. Posto de saúde: segundo o vereador Paulino a prefeitura irá construir um posto de saúde e uma escola na comunidade Santa Rita, tendo inclusive já realizado o processo de licitação;

Torre e liberação de sinal celular: conclusão do processo e liberação do Inal até 31 de dezembro de 2011, considerando que a previsão da vivo é libera o sinal para o site até o final de dezembro deste ano;

Estradas vicinais: a prefeitura irá checar os trechos do Baiano, Isaac, Antonio Batista e Antonio Barbino; a Vale fará a conclusão dos bueiros.

Transporte coletivo: manutenção do contrato atual com transporte coletivo até final de 2012.

Concluído o termo de acordo foi finalizada a reunião com uma afirmação feita pelos representantes das famílias em manifestação, de que se qualquer dos acordos deixar de ser cumprido as estradas serão novamente fechadas.

Às 22:30 foi suspensa a manifestação com o espírito que todos(as) se mantenham atentos para acompanhar os trabalhos, para acontecer dentro do que atenda o acordo, caso contrário, todas estradas fechadas.

Ourilândia do Norte, 06 de outubro de 2011.

ASSOCIAÇÃO DOS PEQ. PROD. RURAIS DA COLONIA SANTA RITA.
ASSOCIAÇÃO DOS PEQ.PROD. DO PA CAMPOS ALTOS.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA MINERASUL.
SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE TUCUMÃ.
CPT – Comissão Pastoral da Terra
CEPASP – Centro de Educação, Pesquisa, Assessoria Sindical e Popular

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s