Ibama multa Vale em R$ 5 milhões por poluir córrego em Corumbá

03/07/2012
A mineradora Vale foi multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em R$ 5 milhões por causa de um acidente ambiental provocando a poluição do córrego Arigolância, em Corumbá. Uma lama avermelhada tomou conta do leito do córrego. Ibama e a Polícia Militar Ambiental (PMA) foram informados pelo desastre ambiental por meio de denúncias dos assentados que vivem no entorno do maciço mineral. Eles dependem da água do córrego para beber, dar ao gado e regar as lavouras de hortaliças.

“Fizemos um trabalho de vistoria o dia todo e chegamos até o local, ficando constatado que uma das tubulações que levam o rejeito até as baías de decantação entupiu e vazou todo o material para o leito do córrego, causando uma poluição hídrica violenta”, disse o chefe do escritório regional do Ibama, Gilberto Costa.

Além da multa, a Vale será obrigada a remover toda a lama e recuperar o córrego. O Ibama informará ao Ministério Público Federal dos prejuízos às lavouras dos assentados, destruídas pela lama, para eventual indenização.

Por meio de uma nota encaminhada ao site Diário Online, de Corumbá, a Vale afirmou que o vazamento foi contido e que a empresa apura as causas do acidente.

“A Vale informa que houve vazamento de efluentes de seu sistema de beneficiamento de minério, na mina de Urucum, em Corumbá. No sábado, parte do material chegou ao córrego Arigolândia, mas o vazamento foi imediatamente contido por técnicos da empresa e o córrego está com sua vazão normalizada. A Vale está apurando causas e adotando as medidas cabíveis para o caso junto as autoridades competentes”, disse a empresa.

* CapitalNews
http://www.portogente.com.br/ambiente/index.php?cod=67212


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s